Voluntários SVE na CJ já se tornaram amarantinos!


Nós, os voluntários do Serviço Voluntário Europeu (SVE) - Mark, Christos, Oana, Inez e Elina estamos aqui em Amarante mais ou menos há 5 meses. No primeiro artigo, escrevemos o que fizemos em Junho e Julho e agora queremos dizer o que fizemos no resto do Verão e no início deste Outono.
Nos últimos meses participámos em muitos projectos e actividades na Casa da Juventude de Amarante e Oana e a Elina também participaram em projectos no estrangeiro.
Em Agosto trabalhamos na Casa da Juventude e também em instituições como a Terra do Homens, a CERCIMARANTE e a Santa Casa de Misericórdia e, até ao momento, estamos a gostar destes locais e do trabalho que lá se desenvolve.
A 23 de Agosto alguns de nós (Mark, Elina e Christos) organizámos as primeiras actividades sobre Servico Voluntário Europeu para os jovens de Amarante. O nosso objectivo foi explicar o que é este programa da Comissão Europeia e falar um pouco (já em português) da nossa experiência em Portugal.
De 26 de Agosto a 3 de Setembro, 24 jovens dos países EuroMed (Roménia, Portugal, Tunísia e Argélia participaram num Intercâmbio
de Jovens “Euromed Challenge #2: be a entrepreneur!”. No âmbito deste projecto ajudámos a organizar (Mark e Christos) na Casa da Juventude, no dia 31 de Agosto, o evento Euromed Food Day com o objectivo de dar a provar a gastronomia dos países participantes.
De 22 a 29 de Agosto, em Vilanova i la Geltru, perto de Barcelona,decorreu o projecto “PEACE BAG – Mainstreaming Peace Education in Youth Work: Training of Multipliers” - um curso de formação que pretendeu reforçar a capacidade dos jovens para promover a educação para a paz através de metodologias de educação não formal. A Elina foi representar o AMC neste projecto.
Em Setembro tivemos dois projectos muito interessantes. Primeiro, um Campo de Trabalho Internacional, de 16 a 30 de Setembro, em que participaram cerca de 20 jovens de todo o mundo – Portugal, Turquia, Espanha, Rússia, Itália, Alemanha, Coreia do Sul, Polónia e também todos nós. Neste Campo de Trabalho colaborámos com os agricultores biológicos da região de Amarante. Ajudámos em todos trabalhos que pudemos, como colher feijões, tomates e outros produtos, limparcampos para pasto dos animais, cortar lenha, etc. Este trabalho com agricultores correu muito bem, sobretudo no final, quando ajudámos a fazer vindimas de vinho verde. Em conjunto com as pessoas do Campo de Trabalho celebrámos o Dia Internacional da Paz, a 21 de Setembro (realizámos duas actividades sobre paz e diálogo intercultural e à noite representámos o símbolo da paz com velas acesas em frente à Igreja de S. Gonçalo).
De 22 a 29 de Setembro, a Oana foi a líder de grupo num Intercâmbio de Jovens que levou 5 jovens de Amarante à Roménia para participar no projecto “Minorities and Immigrants of the EU, Unite!”. O projecto foi sobre as minorias e imigrantes da Europa, a definiçãodo seu estatuto e a percepçãodas diferenças perante as maiorias, procurando em conjunto soluções para a sua situação.
Também participámos na Feira Bio& Justa na Casa da Juventude nos primeiro e terceiro sábados de Agosto e Setembro.
Foram meses muito interessantes porque nós temos trabalhado muito e conhecido muita gente nova de Amarante e de vários países que passam também por cá.
Desde Outubro estamos a organizar novas actividades na Casa de Juventude, como workshops de dança moderna/contemporânea e danças europeias, workshops de teatro (técnicas de representação) e sessões de apoio ao estudo do Inglês. Também organizamos noites de música acústica e de jogos. Fiquem atentos à programação cultural da CJ em http://www.facebook.com/cjamarante?fref=ts

Sem comentários: