Lembram-se da Gosia?





De Janeiro de 2011 a Janeiro de 2012, a jovem polaca Malgorzata Krogulec, realizou o seu Serviço Voluntário Europeu (SVE) colaborando com o AMC nas actividades desenvolvidas na Casa da Juventude de Amarante e apoiando diversas instituições locais com as quais estabelecemos protocolos de parceria. Aqui fica (já com o bom português da nossa voluntária!) o testemunho de uma experiência enriquecedora de voluntariado: 



Casa da Juventude de Amarante

Na Casa da Juventude tinha tarefas e actividades diversas. No início apoiava a organização e logística de campos de trabalho e intercâmbios através da criação de cartazes, logotipos e decorações, por exemplo fiz a cenografia para a peça teatral “O Sonho do Prisciliano”, o cartaz da promoção do Serviço Voluntário Europeu e o logotipo do projecto sobre Direitos Humanos “Jovens de Pleno Direito”. Desde o início, também estive responsável pela promoção da Casa da Juventude na Internet: administrei o site e a página do Facebook. Entre Abril e Maio organizei, em conjunto com a Melissa, um concurso literário para os jovens de Amarante e esta iniciativa deu um impulso a um maior interesse pela escrita entre os jovens locais. Cooperei com os agricultores biológicos da região através de voluntariado nas quintas e colaborei na organização da Feira Bio & Justa (um pequeno mercado de produtos biológicos e de Comércio Justo) na Casa da Juventude de Amarante. Uma iniciativa minha que me deu muita satisfação e sentimento de orgulho foi dar aulas de línguas, principalmente Inglês mas também Polaco. Desenvolvi muitas capacidades e descobri que tenho imenso gosto de trabalhar com pessoas no contexto de educação. Além disso, ao longo de todo o ano participei na organização de projectos europeus do AMC, ajudando nas refeições, orientando os participantes assim como traduzindo de Português para Inglês durante os encontros e para as versões inglesas das publicações do AMC.



Cercimarante

Colaborei com a CERCIMARANTE ao longo de 10 meses, um dia por semana. Começei o trabalho em Março e durante este primeiro mês conheci as várias áreas de apoio desenvolvidas na CERCI, ajudando cada semana monitores differentes. Após esta introdução escolhi a área de Ecobiótica na qual quis continuar o meu serviço voluntário. A temática de Ecobiótica é a aprendizagem sobre natureza e fenómenos naturais, como o tempo, e a introdução às práticas básicas da agricultura e de jardinagem. A actividade principal que desenvolvi foi o trabalho na horta pedagógica da CERCI. Cada semana orientava um grupo de clientes nas tarefas de cuidar da horta, como semear legumes, regar, arrancar ervas e colher as legumes. Além disso, juntamente com a monitora de Ecobiótica, Sara Pereira, introduzimos uma nova actividade que era uma terapia com ajuda de animais (cães, cavalos, poneys) numa quinta local.

Santa Casa da Misericórdia

As principais tarefas na Santa Casa foram ajudar durante as actividades diárias dos utentes – durante as refeições, dar passeios com os utentes que tinham capacidade e vontade de andar e falar com aqueles que diariamente não têm muita companhia e sentem-se sós. Partcipei na organização e implementação de actividades especiais, como a Festa de Carnaval, Dia de Desporto e o jogo de futebol dos funcionários, Dia do Fado e uma Feira de Artesanato. Organizei, por iniciativa própria, uma actividade de pintura de ovos na altura de Páscoa e um concerto de violino e viola no princípio de Agosto. O trabalho na Santa Casa foi difícil, desafiante e exigiu muita perseverança. A maioria dos utentes têm problemas graves de saúde e não responde com muito entusiasmo às iniciativas de funcionários e voluntários porque as suas capacidades físicas e mentais são bastante limitadas.


Projecto Escolhas

Desde Março até Junho trabalhei apoiando as actividades de projecto educacional da Câmara Municipal de Amarante. Participava neste projecto nas sextas-feiras a noite, quando as tarefas principais eram expressão plástica, dramática e jogos. Ajudei, por exemplo, na preparação de decorações da Páscoa.

Terra dos Homens

A parte do meu serviço que fiz na Terra dos Homens foi um trabalho de que gostei muito porque permitiu-me atingir o meu objectivo original que era trabalho com jovens e crianças com menos oportunidades, principalmente, organizar jogos e actividades de grupo que permitiam que as crianças tomassem consciência do colectivo no qual estão inseridos e se respeitassem uns aos outros. Este tipo de abordagem aos jogos e brincadeiras foi necessário, pois as funcionárias da Terra dos Homens normalmente não têm tempo para sugerir ou fazer jogos com as crianças. Por isso, normalmente durante o meu apoio às segundas-feiras de tarde fiquei com os meninos a brincar e ler para eles. A partir de Agosto, quando a Terra dos Homens aceitou um bébé de dois meses e um menino de dois anos, comecei a ajudar as funcionárias a cuidar destas crianças mais pequenas.”

O SVE é uma das acções do Programa Juventude em Acção, da Comissão Europeia, e permite aos jovens levar a cabo um serviço de voluntariado de 2 a 12 meses num país que não o seu país de residência. Este serviço promove a solidariedade entre os jovens e traz benefícios para as comunidades locais, possibilitando ainda aos jovens a aquisição de competências pessoais e linguísticas (para mais informações sobre SVE consultar www.juventude.pt).


Sem comentários: