PORTUGALIZA.EU Portugaliza… três desafios!

Sumário do projecto

O projecto “Portugaliza.EU”, organizado pelo Aventura Marão Clube através da Casa da Juventude de Amarante e em parceria com a Associacion Itaca, tendo ainda como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Amarante (através do Projecto Percursos Integrados do Programa Escolhas) e o concelho de Santiago de Compostela. Este projecto foi financiado pelo Programa Juventude em Acção,  Acção 1 Multimedidas e pretendeu promover a participação de jovens com menos oportunidades, dotando-os de ferramentas de comunicação verbal e não verbal (em contexto não formal), estimulando-os para o exercício de uma cidadania activa e fomentando a aquisição de competências na área da educação para os Direitos Humanos, Ambiente, Interculturalidade, etc..
Ao cumprir estes objectivos  promoveu também a promover a aproximação cultural entre jovens (rapazes e raparigas) da Galiza e do Norte de Portugal (Euro-região). No âmbito deste projecto foram definidas diversas etapas (teatro como instrumento de afirmação, desporto e natureza como hábitos de vida saudáveis, as novas tecnologias como ferramentas de comunicação e a cidadania como factor de desenvolvimento pessoal). Estas etapas tiveram por objectivo concretizar três desafios na aproximação destes jovens aos valores fundamentais da Europa: Participação, Democracia e Solidariedade.
Conceito Temático
O conceito temático desta Actividade prendeu-se com o empowerment dos jovens da Euro-região Norte de Portugal e Galiza, em especial os jovens com menos oportunidades, no sentido de promover um melhor entendimento da Europa (diversidade cultural, princípios fundamentais, herança comum) e de alcançar uma cidadania activa que responda aos desafios da Europa (sobretudo, a democracia, a participação e a solidariedade). De forma gradual o conceito temático desta Actividade abordou as questões supracitadas promovendo, primeiro, a participação dos jovens no processo democrático, depois, facilitando o contacto que os aproxima da tomada de decisão e, finalmente, experimentando conceitos e simulando práticas de democracia representativa e cidadania.
Metodologia e actividades principais
Os métodos de trabalho privilegiaram a participação activa através de actividades de educação não-formal (jogos e dinâmicas de grupo, role-plays, trabalhos de grupo, visualização/comentário de filmes, round-tables sobre temas do interesse dos jovens, etc.) e do  aprender fazendo. A partilha de conhecimentos e experiências vividas em comum permitiram construir uma identidade de grupo favorável à reflexão e à discussão de diversos temas relacionados com este projecto. Este projecto constitui uma via privilegiada para o desenvolvimento pessoal dos jovens e sua integração na sociedade uma vez que contribuiu para o aumento da auto-estima e das suas competências comunicativas facilitando uma aproximação entre jovens de realidades sociais distintas. O equilíbrio das actividades (de encontro entre jovens, de formação e de visibilidade junto das comunidades locais) e dos métodos  de trabalho supracitados garantiu a vitalidade de todo o processo de aprendizagem e crescimento que o projecto PORTUGALIZA.EU pretendeu  alcançar junto dos jovens, em especial daqueles que mais dependem de iniciativas de inclusão social que respondam às suas necessidades, em ambiente favorável à sua integração e participação plenas. Ao longo deste projecto desenvolvemos várias acções que permitiram a participação dos jovens em actividades de mobilidade e intercâmbio, visitas, simulação, etc. Destaque maior ao nível da mobilidade e intercâmbio (campo de férias portugaliza  – Entrimo, Galiza; Intercâmbio de Jovens – Amarante, Portugal; diversos encontros em Santiago e Amarante), visitas (Centro de Informação Europeia Jacques Delors e Parlamento Português,Lisboa; IPJ e ANGPJA, Braga; Casa da Xuventude de Ourense, Ourense; Museu e Jardins de Serralves, Porto; XII Encontros do Carboeiro, Carboeiro) e uma simulação (Parlamento da Galiza – Santiago de Compostela).
Avaliação geral do projecto
É sempre ingrato avaliar um projecto, procurar com palavras revelar as emoções vividas ao longo desta experiência de participação dos jovens, de aproximação de culturas apenas separadas por uma geografia política. Tal como n’O sonho de Prisciliano lançamos em 2009 um projecto que levou muitos destes jovens a terem uma primeira experiência de cidadania, uma nova aventura de conhecimento, uma oportunidade para sonhar. O desafio era imenso e as circunstâncias difíceis. O forte envolvimento inicial dos parceiros públicos deste projecto foi preponderante para o envolvimento de tantos jovens, muitos com dificuldades no processo de aprendizagem formal, outros constritos a um isolamento geográfico ou a um difícil relacionamento com a sociedade. A todos este projecto procurou dar uma esperança, abrir horizontes e potenciar um futuro. Se muitas actividades vão ficar eternamente na memória dos participantes existiu um factor de união, um elemento de ligação que, tal como esperávamos mas sem nunca imaginar o alcance que poderia ter, se transformou num veículo de comunicação e promoção do projecto e da cultura e história comum: O sonho de Prisciliano. Esta peça de teatro que nasceu logo nos primeiros meses do Projecto Portugaliza.EU foi pela primeira vez exibida durante o Intercâmbio de Jovens em Setembro de 2010 e foi depois adaptada e apresentada ao público mais 5 vezes (ultrapassando as mais optimistas expectativas): em Amarante (comemoração do dia Mundial do teatro), na Póvoa de Varzim (IX Mostra de Teatro Escolar), no Mosteiro de (XII Encontros de Música Tradicional)  e  durante a Simulação de Junho de 2011 (nas localidades de Arzúa e de Pontraga). Obviamente mais que a peça em si foi determinante a entrega, o carinho e o orgulho dos muitos actores que giraram em torno das mais diferentes personagens, mostrando uma unidade contagiante entre portugueses e galegos que realmente justificaram nos actos as muitas lágrimas que derramaram no encontro de despedida. Do ponto de vista dos parceiros envolvidos fica claro que este projecto alcançou a maioria dos seus objectivos, ultrapassou nalgumas áreas as melhores perspectivas e lançou as sementes para uma participação mais efectiva de jovens com menos oportunidades dos dois lados da raia. Este projecto não ficará apenas no papel pois os jovens descobriram formas de mobilidade e de participação que agora pretendem aproveitar. Terão do nosso lado todo o apoio, porque merecem, porque são únicos na forma como vivem as coisas que se lhes deparam na vida. A eles, sobretudo, vão os maiores parabéns!

Parceiros:

Aventura Marão Clube 
Casa da Juventude de Amarante, Avenida General Silveira, 193, Cepelos, 4600-017 - Amarante
e-mail: cj.amarante@gmail.com
pessoa de contacto: Miguel Pinto (00351 913051999)

Câmara Municipal de Amarante 
Alameda Teixeira de Pascoaes, 4600-011 - Amarante
e-mail: amarante@cm-amarante.pt
pessoa de contacto: Estrela Carvalho (00351 255420201)

Itaca
Rua do Pombal 18 – Baixo, 15705, Santiago de Compostela, Galiza
e-mail: itaca@itacafederacion.org
pessoa de contacto: Sara Vieites (0034 636674945)

Concello de Santiago de Compostela – Concellaria de Cultura e Centros Socioculturais
Pazo de Raxoi, Praza do Obradoiro, 1, 15705 Santiago de Compostela, Galiza
e-mail: cultura@santiagodecompostela.org
pessoa de contacto: Socorro Garcia Conde (0034 981542328)

O PORTUGALIZA em palavras
Participação, Democracia, Solidariedade, Juventude em Acção, multimedidas, educação não formal,
iniciativas jovens, intercâmbios, formação pessoal e social, cidadania, tecnologias da informação e
comunicação, Europa, estilos de vida saudáveis, oportunidades, visitas, encontros, convívio, teatro,
jogos, Norte de Portugal, Galiza, Amarante, Santiago de Compostela, Fisterra, Lisboa, Porto,
Ourense, Braga, Carboeiro, Pontraga, Arzúa, Vila Caiz, Marão, Telões, Casa da Juventude e muito
mais…

Sem comentários: