2 Gregas e o programa Amicus na Casa da Juventude

Olá!
Nós somos duas gregas, a Katerina (25, Ilha de Spetses) e a Galateia (27, Atenas) e viemos para Amarante através do programa Amicus para fazer voluntariado na Casa da Juventude, de Junho até Outubro. 

A oportunidade de fazer parte deste projecto foi organizada pelo Comércio Justo NGO, na Grécia, fundado pela comunidade europeia. Este programa permite aos jovens viajar para outro país europeu para fazer voluntariado num determinado projecto assim como aprender uma língua e experienciar uma nova cultura através de um método informal. É uma forma única de entrar em contacto com pessoas de diferentes países e tradições, aprender algo novo, partilhar ideias
,  capacidades/habilidades e energia para que possamos ser úteis para a comunidade.
 

Escolhemos v
ir para cá por causa das actividades que a Casa da Juventude oferece. Estamos ambas interessadas no comércio justo, em reciclagem, na comida vegetariana e na promoção destas mesmas ideias de uma forma educativa e informal. Por estas razões, este projecto é mesmo adequado a nós!

Quando chegamos cá, demos connosco na bonita cidade d
e Amarante, da qual nada sabíamos. Na nossa opinião, Amarante é um sítio muito bonito para se viver, com subúrbios que transmitem muita paz (a menos que vejam o lixo) muito diferente de uma qualquer ilha ou continente gregos, por isso tudo isto é muito especial para nós.
 

E foi/é aqui que começou/começa a aventura das
 duas gregas! Estamos ansiosas por aprender Português, conhecer pessoas, explorar o país e partilhar as nossas ideias com a "Casa" de forma a contribuir para um melhor desenvolvimento do projecto.

Aqui estão as nossas primeiras 10 palavras traduzidas para Grego! Sintam-se à vontade para pedir mais palavras se assim estiverem interessados. 





Português
Grego
Pronúncia
Olá
Γεια σου
Gia su
não
Όχι
Ohi
Como estás?
Τι κάνεις?
Ti kanis?
um, dois, três
Ένα, δυο, τρία
Ena, dio, tria
vinho
Κρασί
Krasi
cerveja
Μπύρα
bira
Tudo bem?
Όλα καλά?
Ola kala?
obrigada
Ευχαριστώ
efharisto
boa noite
Καληνύχτα
kalinihta
por favor
Παρακαλώ
parakalo

Sem comentários: