Training Course “Sustainable Development: Fair Trade & Responsible Consumption” Encontro em Amarante faz eco no estrangeiro

No passado mês de Novembro o Aventura Marão Clube recebeu na Casa da Juventude de Amarante, 24 jovens da Europa e dos Países Mediterrânicos (Marrocos, Argélia, Israel, Jordânia, Líbano, França, Bulgária, Espanha, Lituânia, Grécia e Portugal) que participaram no curso de formação “Sustainable Development: Fair Trade & Responsible Consumption”, financiado pelo Programa Juventude em Acção.

Este curso teve como objectivo fundamental aumentar os conhecimentos e melhorar as competências de jovens líderes sobre o Desenvolvimento Sustentável (principalmente sobre o Comércio Justo e o Consumo Responsável), sendo que o programa de actividades e os métodos de trabalho foram essencialmente baseados em processos de aprendizagem intercultural que estimularam a criatividade, a participação activa e o espírito de iniciativa.

Ao longo dos 6 dias de actividade em que foram privilegiadas a reflexão e a discussão sobre o tema, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar as suas perspectivas e um pouco do trabalho desenvolvido nas suas organizações. Além das ideias que lançaram bases para novas parcerias e projectos de seguimento nesta área, este esforço permitiu retirar e sistematizar algumas conclusões relativamente ao Desenvolvimento Sustentável. Em termos de boas práticas, podemos destacar a promoção do consumo responsável (produtos biológicos e do Comércio Justo), o uso de bicicletas, a utilização de energias renováveis, o recurso à Permacultura, à Eco-construção e ao Eco-turismo. Como comportamentos a evitar, os participantes sublinharam o consumismo e os problemas de poluição associados, a utilização de água potável em algumas actividades domésticas e agrícolas e a exploração do trabalho (exploração infantil, dos recursos naturais, etc.).

No regresso, alguns dos participantes começaram já a assegurar o efeito multiplicador desta actividade, tendo apresentado este curso de formação e os seus resultados em eventos públicos nos seus países de origem. Como exemplo, os parceiros da Bulgária (Green Balkans) pretendem organizar em Junho de 2010 outro curso de formação (Sustainable Tools) no sentido de consolidar as aprendizagens adquiridas em Amarante, no qual o AMC marcará presença.

Em breve, será colocado online o “Sustainable Games”, principal output deste curso de formação e que reúne os contributos dos participantes em termos de jogos e dinâmicas que permitem trabalhar o tema do Desenvolvimento Sustentável junto dos mais jovens.

Sem comentários: