O Nosso "Leonardo Da Vinci" na Casa de Juventude de Amarante


O nosso projecto Leonardo está quase a acabar, e não podemos deixar de fazer um balanço sobre as nossas actividades nestes três meses.
Chegámos a Amarante no dia 15 de Fevereiro e aproveitámos as primeiras duas semanas para visitar as instituções parceiras da Casa da Juventude tais como: a Terra dos Homens, a Cercimarante, a Junta de Freguesia de Cepelos e a Santa Casa da Misericórdia.
Ao mesmo tempo, fizemos um curso de língua que nos permitiu aprender as bases da língua portuguesa para começarmos a comunicar com as pessoas locais e participámos numa formação sobre Gestão de Projectos que nos ajudou na aproximação às actividades desenvolvidas pelo AMC na Casa da Juventude.
Nestes três meses fomos inseridos em muitos projectos, não apenas como participantes, mas também como organizadores, assumindo um papel activo em todas as actividades da Casa da Juventude. Primeiro, participámos numa “Visita Antecipada de Planeamento” do Intercâmbio de Jovens “Rota dos Sabores” com os líderes dos grupos participantes (Líbano, Egipto e Lituânia), e participámos na organização do Intercâmbio que se realizou de 22 a 29 de Março 2013 e que teve como tema central o Comércio Justo.
Através deste Intercâmbio, além de conhecer novas pessoas de países diferentes,
aprendemos muito sobre o planeamento e o desenvolvimento dos projectos no âmbito do Programa Juventude em Acção; melhorámos as nossas competências de comunicação multicultural, de organização e gestão de actividades.
Além disso, o nosso maior desafio nestes três meses foi escrever um projecto de Intercâmbio de Jovens (com países do norte de África), que foi um grande desafio e uma grande responsabilidade, mas também a actividade em que aprendemos mais ao nível de definição de objectivos, metodologia e comunicação numa língua estrangeira.
Paralelamente, tratámos da catalogação de todos os projectos do AMC desde o ano 2009 até 2012 criando uma base de dados. Assim tivemos a possibilidade de conhecer todas as fases dos projectos através de exemplos concretos e de confrontar projectos diferentes.
A última actividade em que trabalhámos foi o EIJE (Encontro Internacional de Jovens Empreendedores), sobre o tema do empreendedorismo, da criatividade e da inovação, que recebeu jovens da Letónia, Espanha e Eslovénia do dia 23 de Abril a 1 de Maio e mais de 600 estudantes das escolas de Amarante no dia 30 de Abril. Através deste projecto aprendemos muito e melhorámos as nossas capacidades de organização de eventos e planificação de actividades. De salientar a colaboração com os outros voluntários do AMC que nos permitiram um grande trabalho de equipa.
Em jeito de avaliação geral, estas 12 semanas tornaram-se numa grande experiência de participação e aprendizagem, de desenvolvimento de novas competências e, por isso, queremos agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram neste caminho. 

Sem comentários: