Jovens europeus voluntários em Amarante


No passado mês de Junho, a Casa da Juventude de Amarante acolheu mais um grupo de jovens que estarão a participar no Serviço Voluntário Europeu até Junho de 2013 (12 meses). Este este é um programa financiado pela Comissão Europeia e tem como grandes objectivos proporcionar aos jovens europeus o contacto com outra cultura e promover o espírito do voluntariado em organizações/instituições sobretudo aquelas de cariz social. Aqui fica o primeiro testemunho dos nossos voluntários, escrito por eles já em português:
As primeiras impressões de Portugal são de um país com muito calor e muito sol. As pessoas são amigáveis e simpáticas. Estamos muito felizes por cá!
Viemos para colaborar com várias instituições locais, sobretudo na Casa da Juventude de Amarante. Nos próximos meses vamos também apoiar a Santa Casa da Misericórdia, a associação A Terra do Homens, a Cooperativa Cercimarante, a Câmara Municipal de Amarante, as Juntas de Freguesia da Madalena e de Cepelos, bem como alguns produtores biológicos da região.

Até agora trabalhámos em alguns projectos que foram organizados pelo AMC, como o Campo de Trabalho Internacional “Stage on the Street: all included!” (de 1 a 15 Julho, juntamente com outros jovens estrangeiros, ajudamos a Cercimarante a levar à cena o seu Teatro de Rua) e o Intercâmbio de Jovens “TRIPLE A: youth gets best rating!” (de 23 a 31 de Julho, envolvendo 25 participantes provenientes de Portugal, Estónia, Finlândia, Roménia e Itália) que pretendeu incentivar os jovens a ser mais activos e participativos na construção da sociedade europeia.
Para além da participação nestas actividades, tivemos um curso intensivo de Língua Portuguesa durante nosso primeiro mês em Amarante. Nós rimos e chorámos muito nesse período mas agora já comeҫamos a compreender cada vez mais. Como precisamos de praticar, pedimos que as pessoas de Amarante falem connosco em português. Todas as noites pelo menos um de nós estará no Bar do Girassol na Casa da Juventude. Venham conhecer-nos!
Mais info em http://www.facebook.com/cjamarante

Sem comentários: