DIGNIDADE COM HUMOR

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE CARTOON
O Humor Gráfico chega agora aos amarantinos através da Casa da Juventude! Este será o encerramento da exposição organizada pela FecoPortugal - Associação de Cartoonistas e a Amnistia Internacional - Portugal depois de ter sido exibida por todo o país.
Desta vez são 111 os desenhos que nos convidam a reflectir acerca do valor da Dignidade. Constituem uma exposição que inaugura às21h30 do próximo dia 11 de Agosto na Casa da Juventude de Amarante e são uma selecção de cerca de cento e meio que chegaram dos quatro cantos do mundo, desde Açores ao Alentejo ou a Viseu, desde o Uzbequistão até à Nigéria ou ao Equador. Dos cinco continentes, só a Oceania não consta. São 37 países representados, sem contar com mais meia dúzia que participou mas não teve autores seleccionados pelo júri.
Segundo a FecoPortugal, a importância desta exposição explica-se assim: "...vai -se tornando dia a dia mais difícil dizer e desenhar as denúncias dos atropelos praticados pelos que nos querem fazer acreditar que se pode roubar honestamente… desde que isso seja legal ou ninguém descubra. Porque a Dignidade, enquanto valor de honra, decência, respeito (por si próprio e pelos outros), é uma moeda em crise, a necessitar urgentemente de revalorização".
Por parte da Amnistia Internacional, a síntese da iniciativa resume-se nestas palavras: "O cartoon é uma das muitas formas eficazes de bradar pela Igualdade, pela Liberdade e pela Dignidade Humanas. Com o mérito da simplicidade, evidencia o sério no ridículo e o ridículo no sério. (...) Oriundos de tão diferentes culturas, espelham o mesmo: que afinal não somos assim tão diferentes! Ponhamos as nossas inseguranças e egoísmos de lado e assumamos o que é de todos nós: a Dignidade da família Humana!"
Portugal foi o país com maior número de participantes. Seguiu-se a China e o Irão, numa demonstração de que o humor consegue vencer fronteiras, até mesmo as da língua. E as da “claustrofobia” política.
A iniciativa tem organização local da Casa da Juventude de Amarante.

Sem comentários: