Intercâmbio de Jovens “From local legends to global Challenges”

O Aventura Marão Clube (AMC) organizou um Intercâmbio de Jovens entre 23 e 31 de Julho, na Casa da Juventude de Amarante, que envolveu 25 jovens dos países EuroMed (Grécia, Lituânia, Portugal, Egipto e Líbano). Este Intercâmbio de Jovens foi um sucesso quer pela partilha cultural e de experiências entre os participantes, bem como, pelo envolvimento da população local.
O principal objectivo foi sensibilizar os jovens para os princípios do Desenvolvimento Sustentável e Comércio Justo através de actividades interculturais (workshops, apresentações, etc.), expressão dramática e ajuda a produtores biológicos locais.
Entre muitas actividades realizadas em ambiente intercultural, podemos destacar no dia 30 de Julho as provas gastronómicas dos países do EuroMed, combinando a partilha das marcas culturais com a proposta de alimentação saudável e biológica da Casa da Juventude de Amarante, e a exibição de uma peça de teatro criada pelos participantes, na sequência da partilha de lendas e histórias dos diversos países envolvidos neste Intercâmbio. O Pátio da Magnólia (teatro) e o Bar do Girassol (provas gastronómicas) quase encheram num ambiente de partilha e convivência entre pessoas de gerações e culturas tão diferentes. Quem esteve presente sabe que foi um sucesso e que vale mesmo a pena arriscar e dar oportunidades aos mais jovens para que se exprimam e participem activamente na construção de um futuro melhor para todos.


Sem comentários: